quarta-feira, 24 de novembro de 2021

10 motivos para usar vasos autoirrigáveis

Se você ainda não teve contato com eles, primeiro vamos esclarecer o que são vasos autoirrigáveis: São vasos dotados de um reservatório de água acoplado a eles, de forma a permitir às plantas o acesso à água permanentemente, na medida de sua necessidade. Dentro do vaso, há cordões, que, em contato com a água do reservatório, são responsáveis por transferi-la deste para a terra, como uma espécie de raiz artificial.

O modelo de vaso autoirrigável que vamos analisar é da marca Raiz, primeira empresa a apostar e lançar esse produto genial no mercado brasileiro. A empresa conseguiu aliar tecnologia, inovação, praticidade e preço baixo em um único produto, aliás, um não, mas quatro produtos, pois disponibiliza seus vasos com quatro opções de tamanho.

Explicado o que são vasos autoirrigáveis, vamos às principais vantagens de utilizá-los no cultivo de plantas.

1 . Na reposição da água, não transborda através do prato que fica embaixo do vaso, como algumas vezes ocorre nas reposições em vasos comuns, molhando e estragando o móvel sobre qual o vaso está colocado. Nesse item, os vasos da marca Raíz ainda apresentam uma vantagem extra, em relação a outros modelos disponíveis no mercado, pois seu reservatório de água é transparente, facilitando em muito a observação, tanto do momento em que é necessária a reposição de água, como até que ponto deve ser preenchido o reservatório.

2 . Nos vasos autoirrigáveis, as plantas consomem somente a quantidade certa de água que necessitam para ficarem lindas e viçosas, não extraem do reservatório nem mais, nem menos, do que a quantidade ideal, diferentemente dos vasos comuns, onde podemos matar nossas plantinhas pela falta ou pelo excesso de água (sim, excesso de água também pode matar algumas plantas, pelo apodrecimento de suas raízes).

3 . Os vasos autoirrigáveis dispensam a utilização de pratos, pois o reservatório acoplado a ele também faz essa função de prato, portanto não há pratos para esconder dentro de um cachepô, que aliás, os vasos, por serem em cores lindas, também podem substituir.

4 . Facilitam em muito quando precisamos nos ausentar de casa por alguns dias, em férias ou viagens de trabalho, sem termos que nos preocupar em pedir para amigos ou parentes irrigarem nossas plantas. Dependendo da planta e da estação do ano, nos vasos autoirrigáveis, ela pode ficar semanas sem ser regada.

5 . Para os esquecidos em regar suas plantas eles são ótimos, com a possibilidade de enxergar a água ainda disponível no reservatório, basta completar o que está faltando, além disso, o própria planta “ensina” qual a periodicidade em que ela necessita essa reposição, facilitando em muito essa tarefa.

6 . Evita a proliferação de mosquitos dentro de casa, diminuindo em muito a possibilidade de contrairmos as doenças transmitidas por eles, como dengue, zika vírus, chikungunya, entre outras, infelizmente tão comuns no nosso país.

7 . Proporciona economia de água, pois acaba com o desperdício pelo transbordamento do vaso, ou pelo excesso de água colocado na planta.

8 . Facilita a colocação de adubos e nutrientes necessários à planta através do cano de irrigação, juntamente com a água.

9 . Podem ser suspensos, pendurados em correntes, ou colocados em jardins verticais.

10 . Os vasos também permitem manter, facilmente, uma horta sempre saudável dentro de casa. Para quem mora sozinho é uma solução excelente para ter temperos sempre fresquinhos ao alcance da mão.


Fonte: Lar Doce Lar