Por que usar água oxigenada nas plantas?
De acordo com o canal Um Botânico no Apartamento, usar água oxigenada nas plantas ajuda a evitar que as raízes apodreçam, mata os fungos e pulgões e ainda protege planta contra o estresse abiótico (excesso de sais minerais, excesso de temperatura e falta de água).
Por fim, a água oxigenada ainda tem o poder de gerar novas raízes nas plantas. Isso faz com que ela seja um truque perfeito na hora de reproduzir as suas plantinhas por estaquia, já que acelera o processo da muda. Se, por outro lado, a propagação é feita por sementes, não se preocupe: a ciência já comprovou que o peróxido de hidrogênio ajuda a acelerar a germinação.
Desse modo, as raízes se formam rapidamente e a planta já cresce protegida contra os agentes agressivos e danos ambientas. Incrível, não é mesmo?
Benefícios da água oxigenada para as plantas
- Extermina pulgões, pragas e cochonilhas;
- Estimula o crescimento de novas raízes;
- Acelera o processo de propagação de mudas;
- Também estimula a germinação de sementes;
- Protege as plantas contra o estresse hídrico, excesso de sais minerais e mudanças bruscas de temperatura;
- Ajuda a recuperar e manter a saúde de plantas recém transportadas.
Afinal, como usar a mistura?
Agora que você já sabe de todos os benefícios, é hora de começar a usar a água oxigenada nas plantas. Mesmo para os jardineiros inexperientes, o processo é muito simples. Confira:
Você vai precisar de:
- borrifador de 1L
- 1 litro de água
- Água oxigenada 10 volumes
Modo de preparo
- Para começar, transfira a água para o borrifador.
- Na sequência, dilua 4 colheres de sopa do peróxido de hidrogênio 10 volumes dentro do líquido.
- Caso você tenha menos plantas em casa, vale reduzir a receita pela metade.
- Agora é só agitar bem e pronto!
- Na hora de usar, basta borrifar o líquido nas folhas que estão sofrendo com fungos.
- Repita semanalmente até exterminar os fungos da folha ou do solo.
- Já para as plantinhas que estão com as raízes apodrecendo, basta borrifar no solo.
Como usar água oxigenada em orquídeas?
Além das suculentas e rosas do deserto, outra planta que adora a água oxigenada é a orquídea. De beleza incomum e cultivo fácil, essa flor é um clássico da jardinagem e que merece um cuidado todo especial, não é mesmo? Certamente fica ainda mais fácil depois que você aprende a usar esse truque caseiro.
Assim como vimos anteriormente, a água oxigenada nas plantas atua como poderoso oxidante e bactericida, sendo eficaz na proteção e eliminação de pragas. Além disso, ela ainda serve como um agente de desinfecção rápida e dissolve o excesso de sais minerais acumulados na terra.
Por isso, vale a pena incluir um pouco de peróxido de hidrogênio na rotina de cuidados e rega das suas orquídeas. E o modo de preparo é o mesmo que apresentamos logo acima. Basta, portanto, diluir água oxigenada 10 volumes em água e aplicar com auxílio de um borrifador.
Cuidados
De acordo com o blog Orquideas Eco, o ideal é evitar o uso de adubos na rega logo após a aplicação de água oxigenada nas orquídeas. Ademais, os especialistas também pontuam que é interessante fazer o tratamento a noite e, de preferência, com água de baixa mineralização.
Se a sua orquídea apresenta raízes atacadas por pragas e doenças, a aplicação de peróxido de hidrogênio pode auxiliar na recuperação. Portanto, vale desinfetar a planta mergulhando-a na solução de água e peróxido de hidrogênio por 15 minutos. Depois é só deixar a planta secar (fora do vaso) e replantar após o surgimento de novas raízes.
Fonte: Pajaris