sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Planta jiboia: veja os cuidados, dicas e como usar na decoração

A planta jiboia é uma ótima opção para decorar a casa. É uma trepadeira com oito espécies diferentes e é muito fácil de cuidar, por isso é a escolha de muitas pessoas que querem dar um toque verde ao espaço. Saiba mais sobre essa plantinha maravilhosa:

Como cuidar de jiboia

Quando regar? Posso deixar a planta na luz? Cuidar da planta jiboia não é difícil, mas é preciso estar atento a alguns cuidados especiais. Confira:

  • Rega: em estações quentes, você deve regar a sua planta jiboia 3 vezes por semana; em estações mais frias, você deve diminuir a frequência de rega.
  • Iluminação: a planta se adapta a locais com sombra, mas cresce melhor com luz indireta.
  • Temperatura: a jiboia não suporta baixas temperaturas.
  • Adubação: opte por adubar a planta a cada três meses com fertilizantes orgânicos e húmus de minhoca.
  • Pragas e doenças: apesar de muito resistente, podem surgir pragas nas jiboias. Uma das pragas mais comuns é a cochonilha, que acontece por falta de adubação.
  • Podas: a poda deve ser feita a cada 5 ou 6 meses.

Em resumo, as jiboias são bem simples de manter e exigem poucos cuidados. Então, são perfeitas para ambientes internos. Mas lembre-se de que elas podem ser tóxicas para animais e crianças.

Como fazer muda de jiboia

A planta jiboia se espalha facilmente e você pode fazer mudas para multiplicá-la ainda mais. Veja como fazer:

  • Faça um corte na diagonal no caule da jiboia;
  • Utilize água ou terra para a muda;
  • Caso prefira plantar na terra, espere a muda secar por 24h e, após isso, plante-a;
  • Para fazer a muda na água, basta colocá-la em uma vasilha com água limpa até cobrir as raízes.

Assim, você cria mudinhas de jiboia de forma rápida e fácil, sem muitos segredos e poderá deixar sua casa ainda mais linda.

14 motivos para incluir a jibóia na decoração

1. Jibóias são versáteis

Você pode usar e abusar dos ramos pendentes da jibóia para criar incríveis efeitos decorativos. Uma dessas possibilidades é entrelaçar objetos decorativos com as plantas. Então, aproveite para moldar a jibóia de acordo com sua proposta de decoração.

2. Ela tem um lindo formato

Suas belas folhas cordiformes, que se parecem com o formato de um coração, podem ser de diversas cores. Para valorizar suas formas, vale posicionar a planta sobre estantes e prateleiras.

3. Elas ficam lindas na estante

Quanto mais alta a estante, mais a jibóia é exibida. Deixe as folhas pendentes sobre as prateleiras para um efeito boho cheio de personalidade e estilo.

4. Ela é prática e resistente

A jibóia é uma planta muito fácil de cuidar. Por isso, ela é considerada ideal para quem não tem muito tempo (ou conhecimento) para a jardinagem. As jibóias aceitam bem condições com as quais outras plantas não se adaptam, como ar condicionado, pouca água e locais de meia-sombra.

5. Ela não exige rega constante

Nativa da Polinésia Francesa, a jibóia gosta de calor e umidade. No verão, basta regar a terra das jibóias duas vezes por semana e para saber se a planta precisa de água, basta colocar o dedo na terra. Se estiver seca, aí sim vale adicionar água. Mas atenção: a planta não suporta solos encharcados, embora goste de umidade.

6. Você pode optar pela planta jibóia artificial

Por ser uma planta tóxica para cães e gatos, a jibóia artificial é uma opção mais segura para quem conta com os bichinhos em casa. Além disso, as plantas permanentes também são mais seguras para crianças pequenas.

7. Ela é queridinha do Instagram e do Pinterest

Em perfis de decoração do Instagram e do Pinterest, você vai se deparar com a trepadeira embelezando diversos ambientes, de salas de estar a banheiros minimalistas. O passeio pelas redes sociais é ideal para se inspirar com formas diferentes e criativas de decorar com as jibóias.

8. Ela ama sombra

Se você não conta com muita iluminação natural na sua casa, sem problemas: a jibóia é perfeita para você, já que ela não ama sol e vento excessivos, que podem danificar suas folhas. Por isso, vale o lembrete de sempre optar por colocar a planta em locais à meia sombra ou perto de portas e janelas.

9. A poda da planta jibóia é fácil

É fácil controlar o crescimento da jibóia, por meio da poda. Aliás, o processo de poda também é fundamental para manter a jibóia sempre bonita e para controlar seu crescimento. Corte as folhas em excesso, principalmente as amareladas e secas.

10. Ideal para decoração minimalista

As decorações em estilo escandinavo, onde predomina o fundo branco, são ideais para a jibóia, já que sua cor vai se destacar no ambiente. Além disso, você pode apostar na sala, cozinha e até no banheiro. Vale lembrar que os móveis de madeira combinam com a rusticidade natural da planta.

11. Jibóias ficam lindas com outras plantas

Especialmente ao lado das samambaias, de cactos e suculentas, as jibóias formam um belo arranjo. Quem preferir, também pode escolher a famosa espada de São Jorge para combinar com a jibóia.

12. Ficam perfeitas em paredes de plantas

Se você tem aquela parede vazia, aposte nos jardins internos ou nas paredes de plantas artificiais. Esta é uma maneira criativa, surpreendente e muito prática de inserir suas plantas preferidas em casa, com um toque muito original.

13. Elas se adaptam facilmente

Originária das Ilhas Salamão, a planta jibóia se adaptou muito bem ao clima quente e úmido do Brasil. Isso significa que elas vão durar muito tempo, se bem cuidadas na sua casa.

14. Planta jibóia ama espaço

Quanto mais espaço você dá à jibóia, mais ela cresce. Por isso, além de deixá-las suspensas ao teto ou com suas folhas pendentes pelas prateleiras ou estantes altas, você também pode apostar em prender suas folhas horizontalmente.



Fonte: Tua Casa e Crysmax