Especialmente durante a pandemia, momento em que estamos passando mais tempo em nossas residências, as plantas podem ser uma boa forma de melhorar a qualidade do ar e, assim, trazer mais saúde e bem-estar aos moradores. Pensando nisso, preparamos esta lista com 8 plantas que ajudam a purificar o ar da casa, reduzindo impurezas e substâncias poluentes. Confira!
8 plantas que ajudam a purificar o ar da casa
1. Lírio da paz

Esta planta precisa de pouca luz e pouca água para se desenvolver bem. Não é recomendado que ela fique em locais com muita corrente de ar e com temperaturas muito baixas.
Ela tem uma grande capacidade de filtrar o ar, absorvendo diversos poluentes e até mesmo a fumaça de cigarro. Além disso, o lírio da paz tem uma flor muito bonita, sendo ótimo também para decorar o ambiente.
2. Espada de São Jorge

Outra planta que ajuda a purificar o ar da casa é a espada de São Jorge, que, além de liberar oxigênio durante a noite, absorve substâncias tóxicas como benzeno, xileno, formaldeído, tolueno e tricloroetileno.
Muito usada para fins decorativos, a planta é originária da África e suporta temperaturas extremas, altas ou baixas.
3. Jiboia

A jiboia é uma planta bastante resistente, não precisa de muitos cuidados e requer pouca rega, apenas quando a terra está seca.
Além de ser fácil de cuidar, ela é ótima para absorver formaldeído e xileno. A jiboia também filtra o benzeno, que é liberado por produtos de limpeza, por exemplo. Assim, é uma boa dica para quem tem alergia a essas substâncias.
4. Palmeira-ráfis

Palmeira-dama ou palmeira-ráfis é uma planta que vem da Ásia e se dá bem em áreas com temperatura amena e sem incidência direta de luz.
Mas lembre-se: ela pode atingir cerca de 3 metros de altura, sendo, portanto, melhor para casas com o pé direito alto.
Sua ação purificante ajuda a eliminar contaminantes como formaldeído, xileno e amoníaco. Assim como a jiboia, a palmeira-ráfis também absorve substâncias tóxicas de produtos de limpeza. Então, uma dica é colocá-la na área de serviço.
5. Palmeira-bambu

A palmeira-bambu, originária de Madagascar, também é conhecida como areca bambu. Ela é versátil, fácil de ser cuidada e pode ser usada tanto em ambientes internos quanto externos.
Dentro de casa, a dica é colocar a palmeira-bambu perto de armários, pois ela tem a propriedade de absorver substâncias tóxicas liberadas por tecidos de roupas.
6. Hera inglesa

Uma das melhores plantas que ajudam a purificar o ar da casa, a hera inglesa é ótima para absorver toxinas. E mais: ela ajuda a umidificar os ambientes.
Ela pode ser cultivada em vasos em ambientes fechados, pode ser moldada para seguir treliças e pode, ainda, servir como forração para muros e janelas.
7. Tamareira-anã

Como o nome indica, a tamareira-anã é pequena, se comparada com as palmeiras, espécies da mesma família. Ainda assim, ela pode chegar até quatro metros de altura.
Também chamada de tamareira-de-jardim e originária da região da Tailândia e do Vietnã, esta planta é ótima para projetos paisagísticos. E, devido à sua capacidade de absorver fumaça de escapamento de carro, uma boa dica é colocá-la na entrada da casa.
8. Antúrio

Muito utilizado em decoração, o antúrio chama a atenção por suas folhas com um verde intenso e pelas folhas modificadas na cor avermelhada.
A planta vai bem em ambientes internos, bem iluminados mas sem luz direta e sem muito vento. Quanto à sua ação purificadora, o antúrio é ideal para absorver a amônia.
Essas são algumas plantas que ajudam a purificar o ar da casa, além de trazer mais beleza para o décor.
Por fim, lembre-se de que, caso você tenha animais de estimação, um cuidado importante ao escolher a planta para o seu lar é verificar antes se a espécie é tóxica para os bichos.
Fonte: Weg