segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Planta peixinho da horta: o que é e como cultivar

A planta peixinho da horta é uma PANC, ou seja, uma Planta Alimentícia Não Convencional. Isso quer dizer que ela pode servir como alimento, assim como a alface e a couve, por exemplo, mas não é tão popular como elas. A planta peixinho é versátil, possibilitando uma grande variedade de pratos, e também muito saudável.

Saiba mais sobre essa curiosa planta!

Para que serve a planta peixinho da horta?

Deliciosa, a planta peixinho da horta também é conhecida como lambarizinho, lambari-de-folha, orelha-de-lebre e orelha-de-porco. Todos esses curiosos nomes são usados para apelidar a Stachys buzantina, planta nativa da Turquia, Irã e Armênia que se popularizou pelas receitas em que seu sabor e textura se parecem com a de um peixe e suas propriedades são muito benéficas para consumo.

A planta peixinho da horta serve como um alimento rico em fibras e possui que alta capacidade antioxidante. Além disso, possui muitos nutrientes e é um alimento acessível para tornar o prato mais colorido e saudável.

Separamos, abaixo, alguns dos benefícios que o peixinho da horta leva para quem o consome:

  • Rica em minerais, cálcio, ferro e potássio
  • Fonte de fibras
  • Ação emoliente, que reduz tosse e irritações na faringe
  • Auxilia na indigestão
  • É recomendável visitar um médico antes de fazer a utilização medicinal de qualquer alimento!

Como cuidar da planta peixinho?

Além de deliciosa e muito saudável, essa planta de folhagem aveludada ainda é muito fácil de cultivar. Um pé de peixinho da horta é capaz de atingir 20 centímetros e prefere climas mais amenos, tanto que é mais comum nas regiões sul, centro-oeste e sudeste do Brasil.

Esta PANC deve receber solo rico em matéria orgânica e só deve ser colhido quando estiver com cerca de 10 ou 15 centímetros de altura. A planta peixinho da horta pode ser plantada em vasos e floreiras e o ideal é mantê-la em locais mais frescos e abrigados do sol intenso.

Como preparar peixinho para comer?

Quando a planta atingir a altura mínima para colheita, as folhas podem ser cortadas. É muito importante lavá-las em água corrente e secar com papel toalha antes do preparo.

Entre as receitas mais famosas, está o peixinho frito, justamente o preparo em que a hortaliça fica muito parecida com o peixe lambari. Basta empanar as folhas e fritar até dourar. O modo de preparo pode ser um pouco diferente e as folhas podem receber um fio de afeite em uma assadeira e permanecerem cerca de 20 minutos no forno.

A planta peixinho da horta ainda pode ser preparada como salada e acompanhar outras hortaliças, como alface e rúcula. Ou ainda fornecer um rico chá após a infusão de algumas folhas.

Deu até fome, não é mesmo? Além de deixar sua casa mais bonita e repleta de natureza, o peixinho da horta ainda proporciona uma refeição rica e saudável.

Gostou das dicas? Fique por dentro de outras plantas e seus métodos de cuidados:


Fonte: Cobasi