A calathea é uma planta tropical decorativa usada frequentemente em vasos dentro de casa por causa da sua bela folhagem. Em suas regiões nativas, como a Tailândia, as folhas são usadas para embrulhar peixe para exportar e fazer recipientes decorativos como uma atração turística. A calathea é um pouco temperamental como uma planta de casa, porque normalmente não recebe a umidade que necessita para prosperar. O conhecimento de como tratar a planta o ajudará a mantê-la viva e próspera por bastante tempo.
Passo 1
Coloque a calathea em uma janela voltada para o norte. A planta gosta de luz brilhante, mas sol direto em excesso queima as folhas.
Passo 2
Coloque uma camada de pedregulhos em uma bandeja embaixo do vaso. Mantenha-os molhados para aumentar a umidade da planta.
Passo 3
Regue completamente a calathea com água filtrada quando o solo estiver ligeiramente seco. A planta é particularmente sensível à água macia e dura, assim como o flúor e cálcio adicionados à água da torneira. Não deixe a planta secar e nem as raízes ficarem encharcadas.
Passo 4
Fertilize minimamente a planta, somente quando ela estiver crescendo com mais força no verão. Use um fertilizante solúvel em água à meia força e siga as instruções na embalagem para saber como aplicar.
Passo 5
Coloque um umidificador perto da planta nos meses de inverno e deixe o aparelho ligado durante o dia. Os sistemas de aquecimento interno criam um ar bastante seco, quase como um deserto. Como a calathea é uma planta tropical, ela necessita de umidade extra durante essa época para sobreviver.