sexta-feira, 30 de setembro de 2022

12 benefícios do café, comprovados cientificamente

Cada um tem um motivo para tomar café, para uns chega a ser sagrada a hora do café, quase um ritual, para outros é o motivo certeiro para um encontro entre amigos, uma reunião de família ou de negócios, para outros, tira o sono, dá energia, enfim, seja qual for o motivo, para os amantes, café sempre cai bem. Mas você sabia que além de todos esses motivos, o café possui muitos benefícios para a saúde?

Vamos listar os principais benefícios comprovados cientificamente:

1. O café pode diminuir os sintomas da doença de Parkinson.

O ScienceDaily relatou em 2012 que beber café pode ajudar as pessoas com doença de Parkinson a controlar seus movimentos. Ronald Postuma, MD, autor do estudo, disse: “Estudos mostraram que as pessoas que usam cafeína são menos propensas a desenvolver a doença de Parkinson”.


2. O café é ótimo para o fígado (especialmente se você beber álcool). 

Um estudo publicado em 2006 que incluiu 125.000 pessoas com mais de 22 anos mostrou que aqueles que bebem pelo menos uma xícara de café por dia tinham 20% menos chance de desenvolver cirrose hepática – uma doença autoimune causada pelo consumo excessivo de álcool que pode levar à insuficiência hepática e Câncer.


3. O café pode fazer você se sentir mais feliz.

Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Saúde descobriu que aqueles que bebem quatro ou mais xícaras de café eram cerca de 10% menos propensos a ficarem deprimidos do que aqueles que nunca haviam tomado uma xícara de café.  O autor do estudo, Honglei Chen, MD, PhD, disse que a razão proposta pela qual o café faz você se sentir bem é devido a esses antioxidantes confiáveis.


4. O café é a fonte número um de antioxidantes.

De acordo com um estudo feito em 2005, por Joe Vinson, Ph.D., professor de química, “nada mais chega perto” de fornecer tantos antioxidantes quanto o café.

O corpo humano absorve mais nutrientes do café do que de outras fontes populares de antioxidantes, como frutas e vegetais. Você obtém um retorno mais saudável com café do que com qualquer outra coisa.


5. O consumo de café tem sido associado a níveis mais baixos de suicídio.

Um estudo feito pela Harvard School of Public Health determinou que beber entre duas e quatro xícaras de café pode reduzir o risco de suicídio em homens e mulheres em cerca de 50%. A razão proposta é porque o café atua como um antidepressivo leve, auxiliando na produção de neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina.


6. O café pode reduzir suas chances de ter câncer de pele (se você for mulher).

O Brigham and Women’s Hospital e a Harvard Medical School acompanharam 112.897 homens e mulheres durante um período de 20 anos e, aparentemente, as mulheres que bebem três ou mais xícaras de café por dia são muito menos propensas a desenvolver câncer de pele do que aquelas que não bebem.


7. O café pode torná-lo um atleta melhor.

A utilização de cafeína como estimulante é conhecido há muito tempo, porém somente nos últimos anos é que seus possíveis efeitos na performance desportiva vêm sendo testados. Seu consumo está relacionado com efeito estimulante no Sistema Nervoso Central (SNC), melhora no desempenho físico, diminuição e/ou retardo da fadiga durante o exercício e uma ação lipolítica. Após a sua ingestão, o atleta pode sentir-se mais forte, tornando-se assim mais competitivo. Acredita-se então que o indivíduo possa realizar uma atividade física e mental por um tempo mais prolongado antes que se inicie o processo de fadiga (Mendes e Brito, 2007).


8. O café reduz o risco de diabetes tipo 2.

O café também reduz o risco de diabetes tipo 2, de acordo com um estudo da American Chemical Society. Os pesquisadores do estudo descobriram que as pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia reduzem suas chances de desenvolver diabetes tipo 2 em 50%. Posteriormente, a cada xícara adicional, o risco é reduzido em 7%.


9. O café reduz o risco de doença cardíaca.

Aqueles que bebem café regularmente têm um risco 20% menor de acidente vascular cerebral e geralmente têm taxas mais baixas de doenças cardíacas. Como a cafeína aumenta a frequência cardíaca, o café é realmente bom para a saúde cardiovascular. Beber algumas xícaras de café por dia tem um efeito semelhante ao de uma caminhada, o que mantém o coração mais saudável. Por favor, não use isso como uma desculpa para não se exercitar, no entanto. Não funciona muito bem.


10.  O café reduz suas chances de demência e Alzheimer.

O café geralmente melhora a memória, graças aos efeitos da cafeína em alguns dos neurotransmissores do cérebro. Ao melhorar continuamente sua memória ao longo do tempo, especialmente à medida que você acumula anos, você reduz suas chances de demência e Alzheimer. Os bebedores regulares de café demonstraram ter um risco reduzido de até 65% de desenvolver a doença neurodegenerativa mais comum do mundo.


11. Café previne o mau hálito.

Uma pesquisa israelense, da Universidade de Tel Aviv, descobriu que certos elementos na composição do café bloqueiam o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo mau hálito. Depois da descoberta, o biólogo e coautor do estudo, Mel Rosenberg, propôs criar novos enxaguantes bucais e chicles com extrato purificado de café para combater a origem do mau hálito ao invés daqueles produtos mentolados que só mascaram o problema.


12.  Café mantém seu sistema limpo.

O café é um diurético. Isso significa que beber café fará você urinar com mais frequência do que se não bebesse café. Isso é bom, na maioria dos casos, porque mantém seu sistema limpo. O corpo humano geralmente elimina bactérias e vírus nocivos dessa maneira, e beber café melhora esse processo natural. Com isso, os bebedores de café preto ficam doentes com muito menos frequência.


Resumindo: café faz bem, mas é preciso escolher um café de qualidade e para obter todos esses benefícios, precisa que a bebida seja consumida pura. Continue bebendo, mas com moderação, pois como tudo na vida, o excesso faz mal.


Fonte: Cafés do Brasil Club