A baixa qualidade da saúde mental no trabalho é um problema bem conhecido atualmente. Excesso de demandas, grande volume de cobranças, desgaste físico e mental, envolvimento emocional e outras questões acabam causando diversos transtornos de ordem psicológica. Dessa forma, é muito comum resultar em estresse, ansiedade e depressão, sem falar na já conhecida Síndrome de Burnout.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, entre as principais causas de faltas ao trabalho em todo o mundo estão os transtornos mentais. Ainda, segundo uma pesquisa realizada pelo Oracle, em 11 países, 76% dos funcionários concordam que as empresas devem se preocupar mais com a proteção da saúde mental. Já no Brasil, esse número está acima da média mundial, apresentando incríveis 84%.
Hoje, é praticamente um consenso entre trabalhadores a questão de que as organizações precisam olhar mais para o assunto. E, essa mensagem tem sido entendida pelos líderes. Mas como encontrar uma solução eficaz para todos os envolvidos? Continue a leitura e saiba mais!
Por que manter a saúde mental no trabalho é tão importante?
Podemos considerar que manter o bem-estar no trabalho já começa pela escolha da atividade profissional e pela atenção à sua vocação para trabalhar com o que gosta. É claro que, na maioria dos casos, as pessoas se submetem às vagas de emprego disponíveis por uma questão de sobrevivência.
No entanto, muitos profissionais buscam por uma colocação no mercado visando status e altos salários, por isso, acabam exercendo profissões sem a menor identificação com seus valores e expectativas. É aí que os problemas psíquicos começam, uma vez que, esse tipo de status geralmente vem com uma carga pesada de exigências e muita competitividade. Logo, o acúmulo de pressões se transforma em tormento.
Portanto, é importante reforçar que uma das estratégias para fugir do desgaste emocional excessivo é ir em direção às aptidões pessoais e respeitar os próprios limites.
Quando o profissional se empenha demais, o tempo todo, sempre em busca de alta performance e admiração de seus pares, chega um momento em que o acúmulo de estresse provoca uma saturação passível de afastamento do trabalho, inclusive por meio de pedido de demissão. Sendo assim, alcançar o equilíbrio é fundamental e ele pode ser obtido por meio de lazer, férias, prática de atividade física, hobbies, entre outras soluções.
Além disso, os ambientes corporativos precisam se alinhar a essa necessidade do seu pessoal. Hoje, as empresas têm investido mais em locais para descompressão, atendimento psicológico aos colaboradores e outras atitudes que contribuem muito com um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Equipes mentalmente sãs tornam-se mais motivadas, dispostas, felizes e, consequentemente, mais produtivas. Tudo isso eleva o nível do local de trabalho proporcionando benefícios para a empresa, que passa a ter resultados muito melhores.
Sendo assim, é necessário efetivamente adotar algumas práticas para criar condições favoráveis à saúde mental no trabalho. É sobre elas que falaremos a seguir.
Quais são as boas práticas que incentivam a saúde mental no trabalho?
Grande parte dos líderes e colaboradores já sabe que a saúde mental está diretamente relacionada à eficiência e à produtividade.
Diante disso, é razoável atribuir ao gestor a responsabilidade de tornar o ambiente da empresa mais agradável e acolhedor para as pessoas que lá trabalham e dedicam uma parte significativa de seu tempo em prol do crescimento da companhia. Assim, é necessário lançar mão de algumas ações coordenadas e consistentes para aprimorar a motivação e o bem-estar da equipe.
Confira abaixo algumas dessas ações!
Mantenha um canal ativo para feedbacks
Embora esse assunto esteja muito em voga hoje em dia, ele ainda é um tabu para grande parte dos empresários e funcionários que resistem à ideia de reconhecer esses problemas de ordem psíquica. Muitas vezes, essas pessoas tendem a encarar o estresse contínuo, a ansiedade e a depressão como fatores naturais do trabalho, e isso é um erro.
Portanto, ainda que essa resistência persista, é muito importante entender e enfrentar de frente o fato de que todos saem perdendo quando o problema não é enfrentado. Então, se os colaboradores da empresa não se sentem confortáveis com uma conversa, é fundamental manter um canal ativo para possíveis feedbacks.
Isso pode ser feito por meio de canais particulares, como e-mail ou fóruns. O que importa é manter uma janela aberta para a interação das pessoas quando elas se sentem sobrecarregadas.
Elabore um plano de carreira na empresa
As maiores causas de problemas de saúde mental no trabalho estão ligadas à ausência de perspectivas na carreira, o que é motivo de insegurança. Entretanto, quando a companhia institui um plano de carreira, os colaboradores conseguem vislumbrar possibilidades de crescimento profissional e isso muda muita coisa.
Contudo, para além da criação de um cronograma de funções, é sempre importante esclarecer critérios na hora de conceder uma promoção, como títulos, tempo de casa, desempenho e engajamento. É a partir disso que o colaborador reúne condições de traçar um caminho e tomar suas próprias providências para chegar aonde deseja.
Ofereça apoio aos seus colaboradores
Após analisar e detectar o que acontece dentro da empresa, anotando as necessidades que envolvem os problemas de saúde mental do time e dos gestores, chega o momento de oferecer apoio por meio de programas direcionados à questão.
Para tanto, eles precisam conter uma série de iniciativas que conduzam à efetiva melhora da qualidade de vida dos profissionais na companhia. Ninguém pode se sentir bem trabalhando sob intensa pressão — embora, algumas vezes, isso seja inevitável.
No entanto, na maior parte do tempo, é possível adotar algumas ações para evitar que as situações cheguem a níveis insuportáveis. Assim sendo, as estratégias devem ser direcionadas no sentido de enfrentar momentos adversos, por meio de uma rede de apoio interna, evitando que as pessoas prejudiquem a si mesmas, bem como a empresa.
Treine seus líderes
Os gestores podem cometer erros recorrentes que comprometem seriamente a saúde mental dos colaboradores e, consequentemente, afetam a empresa de forma negativa. É por isso que o devido treinamento das lideranças é importante para que as ações não prejudiquem o bem-estar das equipes.
Além disso, é necessário implementar tais ações de maneira periódica e consistente, afinal, os conhecimentos sempre devem ser atualizados e integrados às diretrizes até então adotadas.
Ofereça benefícios
O benefício mais importante que as empresas concedem para seus colaboradores é o plano de saúde, que pode incluir coberturas para tratamentos psicológicos e psiquiátricos. Mas, para além disso, é interessante pensar em manter um profissional dessa área para atender o time mensalmente.
Essa pode ser uma forma inteligente e mais humanizada de instigar os funcionários a prestarem mais atenção em sua própria saúde mental. Da mesma maneira, introduzir empresas conectadas a essas questões na lista de parceiros, com oferta de descontos, também pode contribuir muito para a segurança psíquica e o equilíbrio da equipe de trabalho. Assim, os colaboradores estarão tranquilos por saber que receberão amparo em momentos de crise.
Podemos concluir, sem sombra de dúvida, que a saúde mental no trabalho não pode mais ser vista como algo secundário na cultura das empresas e, sim, como um elemento primordial para manter o bem-estar dos funcionários e líderes. Além disso, é uma forma de garantir mais produtividade e sucesso aos empreendimentos.
Fonte: Amcham