terça-feira, 11 de outubro de 2022

7 benefícios de se trabalhar usando as mãos

Seja por hobby, por escolha profissional, por diversão ou por experiência, o fazer manual gera vários benefícios para corpo, mente e espírito. O processo de criação é instigante, motivador e ajuda muito no processo de autocura de cada um.

Por que trabalhar usando as mãos?


Confira alguns dos principais benefícios do fazer manual.


1. Colocando o cérebro para trabalhar

Os trabalhos manuais e artesanais instigam o cérebro, fazendo com que ele trabalhe para encontrar soluções, tomar decisões, realizar escolhas.

Isso permite que nossa capacidade de resolver problemas e lidar com situações do dia a dia se amplie, motivando-nos a pensar fora da caixa.

Esses exercícios cerebrais são muito importantes para desenvolver e manter a saúde mental e cognitiva, que tem a tendência a diminuir com o passar dos anos.


2. Estímulos para crianças

As crianças têm grandes benefícios quando fazem trabalhos manuais e conseguem materializar os elementos de sua imaginação. O fazer com as mãos ajuda a criança a compreender conceitos artísticos além de matemáticos e científicos.

Além de educativa, a arte também é uma ótima aliada de processos terapêuticos e comunicativos, pois nessa idade nem sempre a criança sabe ou deseja conversar para expor problemas e ideias.

As habilidades sociais também podem ser incentivadas por meio de atividades manuais, possibilitando que a criança faça amigos e crie vínculos.

Paciência, perseverança e autenticidade são pontos importantes quando falamos dos benefícios do fazer manual para crianças.


3. Mais concentração, menos estresse e ansiedade

As atividades artísticas, artesanais e manuais exigem presença – ou seja, precisam da atenção do fazedor. Alguns estudiosos afirmam, inclusive, que as pessoas podem entrar em um estado meditativo durante esses processos de criação.

Tudo isso aumenta a concentração e o foco, não apenas durante essas atividades. Além disso, ao ocupar sua mente com uma tarefa e dedicar-se a ela no momento presente, sem pensar em acontecimentos passados e possibilidades futuras, é possível reduzir o estresse e a ansiedade, tão comuns nos dias atuais.

Se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de ler o post nosso sobre como o trabalho artesanal pode aliviar o estresse e a ansiedade.


4. Benefícios para idosos

Nos idosos, os trabalhos manuais estimulam as habilidades motoras e os sentidos, exercitando as capacidades do corpo físico. Como já dissemos acima, esse tipo de ação tem grande impacto no cérebro, o que é muito importante para a memória, concentração, lógica etc.

Outro grande benefício é o combate à depressão que muitos idosos têm, principalmente originados da solidão e perda da independência (seja por alguma debilidade física ou psicológica).

O artesanato é uma ótima forma de socializar as pessoas da terceira idade entre si, bem como possibilitar que eles possam transmitir conhecimento para outras gerações também, o que pode evitar um sentimento comum de pessoas nessa fase da vida – o de se sentir inútil, um fardo.


5. Atenção a detalhes

Durante o processo de criação, você começa a prestar atenção em pequenos detalhes, valorizando e percebendo a diferença que cada coisa faz, por menor que seja.

Isso pode ser muito útil na sua vida profissional, para produzir, revisar e entregar trabalhos de qualidade, com menos erros e mais cuidado, mas também na vida pessoal, o que nos leva ao próximo tópico.


6. Perspectivas e prioridades

É comum que, quando se faz algo com as próprias mãos, as pessoas comecem a dar mais valor ao que compram e consomem bem como ao seu próprio corpo, espaço, recursos, tempo e planeta.

Isso ajuda a colocar problemas em perspectiva e a priorizar determinadas ações, projetos, trabalhos, pessoas etc.


7. Chega para lá na depressão

Como já mencionamos, o fazer manual tem influência sobre sintomas da depressão.

Ao desenvolver uma criação, é possível descobrir novas habilidades, sentir-se útil e capaz, vencer desafios e exercitar sua originalidade. Além disso, é uma forma de conectar-se com outras pessoas e consigo mesmo.


Fonte: Revolução Artesanal