Ser uma empresa sustentável é um dos pilares mais importantes para corporações atuais. Essa exigência vem não só de clientes, que estão cada dia mais atentos a questões ecológicas e ambientais, como também de investidores, que dão preferências para negócios que seguem as normas ESG.
Medidas para se tornar uma empresa sustentável podem variar de acordo com o porte, prazo e orçamento disponível para investir em ações, mas de modo geral dar o primeiro passo para ter um negócio mais responsável com o meio-ambiente é acessível para qualquer companhia.
Se você também quer tornar sua empresa um exemplo de sustentabilidade, leia o nosso texto e veja dicas e exemplos para se inspirar.
O que é uma empresa sustentável?
Uma empresa sustentável é aquela que coloca sua responsabilidade ecológica como um de seus pilares principais, incorporando ações em diversos níveis e indo além de práticas visando apenas o branding da companhia.
Ao mapear e lidar com os impactos ambientais que o negócio pode gerar no planeta, a empresa tem como retorno uma série de consequências positivas. A primeira delas pode ser observada nos custos de operações, uma vez que, ao contrário do senso comum, atitudes ecológicas geralmente vêm atreladas a economia financeira.
Outros benefícios que empresas sustentáveis têm é em relação à concorrência, uma vez que já foi comprovado que marcas que geram impactos negativos da natureza são preteridas pelas novas gerações, principalmente entre a geração Z.
Como tornar uma empresa sustentável?
Essa questão depende do quanto a empresa tem disponível para o investimento nesse pilar, apesar de haver algumas ações que não demandem dinheiro, apenas planejamento logístico. A categoria de atividade da empresa também tem influência direta no aspecto ambiental. Enquanto fábricas e indústrias terão que fazer um esforço maior para se adequarem, escritórios e empresas de pequeno porte podem implementar ações mais simples.
Separamos aqui algumas práticas para tornar empresas mais sustentáveis, da escala do mais simples para mais complexo.
Utilizar materiais reciclados e recicláveis
O mercado já apresenta uma boa quantidade de recursos e utensílios do dia a dia, como materiais de escritório, que são feitos de materiais reciclados ou ecológicos. E quando não for possível encontrá-los, a melhor escolha é optar por produtos que tenham qualidade e maior vida útil, evitando o descarte após pouco tempo de uso.
Reduzir/eliminar documentações e/ou correspondências em papel físico
Ferramentas de armazenamento em nuvem, assinatura digital e compartilhamento de documentos também já estão disponíveis de forma bem difundida e podem eliminar a necessidade da impressão da maior parte dos documentos. Além disso, versões digitais podem trazer maior segurança e rastreabilidade para documentos compartilhados.
Ter descarte responsável de resíduos
Apesar dessa questão estar na lei, é possível ir além e procurar parceiros que te darão segurança de que de fato seu material descartado será reutilizado. Parcerias com empresas de reciclagem de papel, plástico, vidro e materiais de informática são relacionamentos mutuamente vantajosos e extremamente importantes para o meio ambiente.
Escolher fornecedores com práticas sustentáveis
A responsabilidade ecológica é social e coletiva, por isso deve-se olhar para toda a cadeia de produção e exigir responsabilidade de todos os fornecedores. Desde empresas terceirizadas de limpeza até acordos comerciais, garanta que a sua empresa esteja cercada de negócios que se alinhem com sua missão e valores.
Utilizar energia limpa
Apesar da instalação de painéis de energia solar geralmente ser a primeira alternativa que nos vêm à cabeça quando se fala em energia limpa, ela não é a única. Utilizar combustíveis não-fósseis no abastecimento de veículos (álcool ou eletricidade) também é uma ação que tornará sua empresa mais ecológica.
Obter equipamentos com menor consumo de energia
A tecnologia de hoje permite que equipamentos que antes eram grandes vilões da conta de luz, agora sejam bem mais amigáveis. Já é possível encontrar ares-condicionados, geladeiras, lâmpadas e computadores com Selo Inmetro categoria A. O investimento dessa troca pode variar com o tamanho da empresa, porém os resultados são positivos a longo prazo.
Se tornar carbono neutro
Quando reduzir a emissão de carbono não for mais possível, cogite encontrar empresas especialistas na compensação. Além da boa atitude para o meio-ambiente, sua empresa também será portadora de um selo verde.
Criar programas socioambientais
Ser sustentável também é ser socialmente responsável e criar campanhas de conscientização, projetos socioambientais e programas, aplicados dentro e fora da empresa, também são essenciais para que todas essas ações ganhem potencial para além das paredes da empresa.
Brasil pelo Meio Ambiente
Se sua empresa tem algum projeto socioambiental, não deixe de se inscrever na iniciativa Brasil Pelo Meio Ambiente, programa criado pela Amcham Brasil em Parceria com a ICC que busca mobilizar o setor empresarial em torno da agenda de sustentabilidade, reunindo as melhores práticas corporativas de preservação ambiental no País.
Os projetos selecionados serão incluídos em uma plataforma digital interativa, que será lançada a partir de outubro, e poderão integrar as iniciativas da ICC Brasil e da Amcham, previstas para a COP 27 do Clima e para a COP 15 de Biodiversidade, ambas deste ano.
Fonte: Amcham