Os exercícios para memória e concentração são muito úteis para quem quer manter o cérebro ativo. Exercitar o cérebro ajuda não só a memória recente e a capacidade de aprendizado como previne contra a diminuição do raciocínio, do pensamento, da memória a longo prazo e da percepção, por exemplo.
Os exercícios para memória podem ser feitos em casa, entretanto, se a dificuldade ou perda de memória estiver acompanhada de alterações na linguagem, na orientação ou se estiver atrapalhando nas atividades do dia a dia, é importante consultar um médico neurologista.
Além disso, para aumentar o efeito dos exercícios para memória, deve-se comer alimentos ricos em magnésio, vitamina E e ômega 3, como peixe, nozes, suco de laranja ou banana, pois estimulam a função cerebral associada à memória. Veja os alimentos que ajudam a melhorar a memória.
Alguns exercícios simples que servem para aumentar a capacidade de memória incluem:
- Praticar jogos como sudoku, jogo das diferenças, caça palavras, dominó, palavras cruzadas ou montar um quebra-cabeças;
- Ler um livro ou assistir um filme e depois contar para alguém;
- Fazer uma lista de compras, mas evitar utilizá-la durante as compras e depois conferir se comprou tudo que estava anotado;
- Tomar banho de olhos fechados e tentar lembrar o local das coisas;
- Mudar o percurso que faz diariamente, pois a quebrar a rotina estimula o cérebro a pensar;
- Trocar o mouse do computador de lado para ajudar a mudar os padrões de pensamento;
- Comer comidas diferentes para estimular o paladar e tentar identificar os ingredientes;
- Fazer atividades físicas como caminhada ou outros esportes;
- Fazer atividades que precisem de memorização como teatro ou dança;
- Usar a mão não dominante. Por exemplo, se a mão dominante for a direita, deve-se tentar usar a mão esquerda para tarefas simples;
- Encontrar com amigos e familiares, pois a socialização estimula o cérebro.
Além disso, aprender coisas novas como tocar um instrumento, estudar novas línguas, fazer um curso de pintura ou jardinagem, por exemplo, são outras atividades que podem ser feitas no dia a dia e que ajudam a manter o cérebro ativo e criativo, melhorando a memória e a capacidade de concentração.
Benefícios dos exercícios
Quando o cérebro não é estimulado, a pessoa tem maior probabilidade para se esquecer das coisas e por desenvolver problemas de memória e não agir com a rapidez e agilidade que deveria.
Os exercícios para memória e concentração também são importantes para:
- Reduzir do estresse;
- Melhorar a memória recente e a longo prazo;
- Melhorar o humor;
- Aumentar o foco e a concentração;
- Aumentar a motivação e a produtividade;
- Aumentar a inteligência, criatividade e flexibilidade mental;
- Tornar o pensamento e o tempo de reação mais rápidos;
- Melhorar a auto estima;
- Melhorar a audição e a visão.
Além disso, quando se faz exercícios para memória e concentração, ocorre um aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro com oxigênio e nutrientes que são necessários para realizar tarefas que necessitem atenção e concentração.
Teste rápido de memória e concentração
Os testes a seguir podem ser feitos em casa, desde que o ambiente esteja tranquilo para não tirar o foco e alterar os resultados.
Teste dos 9 elementos
Para fazer este exercício para memória e concentração você deve observar os elementos da lista, durante 30 segundos, e tentar decorá-los:
amarelo - televisão - praia
dinheiro - celular - linguiça
papel - chá - Londres
A seguir, olhe para a próxima lista e encontre os nomes que foram alterados:
amarelo - confusão - mar
dinheiro - celular - linguiça
folha - caneca - Paris
Os termos errados da última lista são: Confusão, Mar, Folha, Caneca e Paris.
Se identificou todas as alterações, sua memória está boa, mas deve continuar a fazer outros exercícios para manter seu cérebro em forma.
Se não encontrou as respostas certas poderá fazer mais exercícios para memória e avaliar com um médico a possibilidade de tomar um remédio para memória, mas uma boa forma de melhorar a memória é comer alimentos ricos em ômega 3.
Fonte: Tua Saúde