Com planejamento e muita atenção aos detalhes é possível fazer com que a mudança aconteça da forma mais tranquila possível
Você conseguiu encontrar o apê dos seus sonhos e, agora, está planejando se mudar? Se você se encontra nessa situação e está com várias dúvidas de por onde começar, não se preocupe. É, sim, possível organizar todas as coisas e não ter dor de cabeça.
Para que tudo saia dentro do planejado, a organização começa bem antes do dia do transporte. Planejar é uma parte indispensável para evitar contratempos. E, para te auxiliar a deixar tudo no esquema, listamos algumas dicas que vão garantir o sucesso da sua mudança.
Caixas, muitas caixas!
O grande segredo para uma mudança perfeita é ter onde armazenar os itens. E, para isso, nada melhor do que as caixas de papelão. Você consegue encontrá-las em lojas e supermercados que têm caixas para reciclagem.
Com as caixas em mãos, comece a fazer o empacotamento dividindo por cômodos. Uma boa ideia é etiquetar tudo, que pode ser feito com a ajuda de uma caneta e fita. Ao setorizar as caixas , você consegue saber onde cada uma vai ficar no apartamento novo.
Sacos de lixo são fortes aliados na hora da mudança. Eles funcionam no transporte de itens mais leves, como travesseiros, toalhas, cobertores, almofadas e lençóis. Eles também podem ser usados para envolver objetos mais sensíveis (substituindo o plástico-bolha ou o jornal), trazendo uma segurança extra.
Marque os cabos e conexões
Antes de desligar os computadores, TVs e outros aparelhos eletrônicos, lembre-se de tirar fotos de todos os conectores dos fios. Por serem muitos aparelhos e todos bem parecidos, é necessário uma atenção especial. Na hora de reconectar, já na casa nova, vai ser muito mais fácil se você tiver um “mapa” para desvendar esse mistério.
Tire as medidas
Se você já idealizou na sua cabeça onde cada coisa vai ficar no apê novo, é melhor ter certeza de que tudo vai se encaixar. Meça tudo, tudo mesmo! Você pode até imaginar onde deixar o sofá ou a mesa em algum lugar, mas é preciso ter certeza que eles vão caber.
Além da dimensão dos móveis, meça também as entradas dos ambientes para se certificar quais mobílias conseguem chegar até ali. Só assim você vai ter certeza de onde colocar cada item da casa de uma forma precisa e organizada.
Lembre-se das correspondências
Em meio a tanta coisa para organizar, é normal que você corra o risco de esquecer que as contas continuam chegando. Mesmo sendo um detalhe simples, estar atento a ele pode evitar muita dor de cabeça.
Avise o seu banco e outros serviços, como plano de saúde, telefonia móvel, assinatura de jornais, entre outros, que o seu endereço mudou. Só assim você vai garantir que tudo chegue dentro do prazo de pagamento e evite o possível prejuízo de pagamento de multas por vencimento.
Desligamento de serviços
Todos os serviços que você tem contrato devem ser cancelados com certa antecedência antes de se mudar. As empresas responsáveis demoram algum tempo para fazer os cortes e, também, religar as instalações no novo apê.
Se for algum serviço de assinatura e entrega física, você só precisa alterar o endereço e cobranças junto aos responsáveis pelo serviço.
Organize o que for mais importante
Já na casa nova, é hora de desempacotar. Mas não precisa ser tudo de uma vez! Até porque isso vai levar algum tempo. A dica é seguir arrumando um cômodo por vez. Para organizar, dê preferência a onde já estiver limpo e pintado, nos ambientes em que os móveis já estejam montados e no lugar certo.
Você pode começar organizando a cozinha e a dispensa. Mas, não se esqueça do quarto! É importante que tudo esteja no lugar para que você consiga ter uma noite de sono tranquila e consiga recuperar as energias para seguir colocando tudo no lugar no dia seguinte.
Fonte: Sonhar & Morar