terça-feira, 14 de março de 2023

Os sonhos são reais? É possível interpretá-los?

Segundo psicanalistas, os sonhos são uma maneira que o nosso inconsciente encontra para se manifestar e tentar mostrar algo que está guardado, escondido. É uma ótima ferramenta para que possamos ter acesso ao nosso mundo interno. Mas, não é nada fácil fazer uma interpretação dos sonhos, justamente porque eles nos mostram um material que até então se encontrava inacessível.

Podemos definir o sonho como sendo uma peça de teatro montado pelo nosso inconsciente. É ele quem escolhe os personagens, o cenário e o roteiro, mas isto não é casual. Quando acordamos no meio do sonho, isso significa que o trabalho dele falhou, porque não conseguiu esconder conteúdos que fossem aceitos pelo indivíduo sonhador sem que este se assustasse.

É essencial sonhar. O paganismo e diversas religiões, enxergavam o sonho como um modo de premonição do futuro e de revelações divinas. Nos dias de hoje, no entanto, a neurociência diminui esse valor e os interpreta apenas como uma descarga neurológica, não possuindo significado algum e sendo totalmente aleatória.


Indivíduos que não costumam sonhar possuem grande dificuldade para se conectar com o seu mundo interno. Em geral, nesses indivíduos, essa conexão com o mundo interno se manifesta através da somatização. A maioria deles apresentam doenças psicossomáticas (quando existe uma doença iniciada pela mente, sendo ela física ou não).

Não são todas as pessoas que conseguem se lembrar dos sonhos. E isso pode se dar por diversas razões. A primeira delas é que ele pode não ter significado muita coisa para você. Outro motivo é porque o indivíduo sonhador possui uma certa restrição ou dificuldade em se conectar com o mundo interior. Não existe uma frequência adequada para os sonhos. E até mesmo os sonhos ruins são bons, já que o seu inconsciente estava com a necessidade de colocá-lo em contato com uma situação ou conteúdo que você considera difícil, mas era essencial que você aprendesse a lidar com ele.


Existem diversas técnicas para se interpretar os sonhos.

Segundo a psicanálise, cada sonho está ligado com o indivíduo sonhador e o momento no qual ele está vivendo. No entanto, ele nunca pode ser examinado ao pé da letra, até porque, o que você enxerga dele, não é exatamente a mensagem que ele quer transmitir.

Por exemplo, se você sonhou com um acidente de carro que o seu pai morreria, isso não significa ele morrerá na vida real. É muito provável que o seu inconsciente queira ou precise que o seu pai morra, porque você pode estar se sentindo oprimido, retraído e ele é um empecilho para você assumir o controle de sua vida e de si mesmo.


Fonte: Eu Sem Fronteiras