O TikTok no Brasil já se consolidou de vez, o que não é novidade para quase ninguém, não é mesmo? A rede social já ultrapassou a incrível marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo! Aqui no país, de acordo com o DataReportal, a plataforma de vídeos contou com 74,1 milhões de usuários ativos em janeiro de 2022.
Mesmo que você nunca tenha baixado o aplicativo, possivelmente já se deparou com algum vídeo produzido na plataforma em várias outras redes sociais.
O TikTok chegou no Brasil em 2018 e, logo em 2019, abriu o seu escritório de representação no país em São Paulo. No entanto, foi em 2020 que ele se popularizou no Brasil e consolidou o seu sucesso.
Por ser uma plataforma dinâmica e acessível, a plataforma abriu portas para que muitas pessoas começassem a produzir conteúdos em formato de vídeos curtos e viralizarem rapidamente, com um algoritmo diferente de outras redes sociais, como o Instagram, por exemplo, que funciona de uma forma diferente.
Sendo assim, para compreender melhor o perfil, comportamento, hábitos e preferências dos usuários dessa rede social que é sucesso absoluto ao redor do mundo.
TikTok no Brasil: qual o perfil dos usuários e como eles se comportam?
Você já disse que nunca iria usar o TikTok e hoje em dia não larga o aplicativo por nada? Não se preocupe: você não está sozinho. 56% dos entrevistados achavam que nunca iriam usar o TikTok e hoje em dia usam muito.
Além disso, os usuários são bastante engajados. 36% dos usuários acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia e 11% deixam o aplicativo o dia todo aberto. Contudo, entre os usuários de TikTok, 12% afirmam que é a rede que mais utilizam. Os TikTokers, porém, ainda usam mais o Instagram (55%), o YouTube (16%) e o Facebook (14%).
Quanto à frequência de postagens, os números mudam: apenas 10% postam pelo menos uma vez ao dia. Em contrapartida, 30% raramente publicam no TikTok e 31% nunca postam nada por lá, somente assistindo aos vídeos do aplicativo. Sendo assim, podemos notar que a maior parte dos usuários preferem assistir vídeos do que produzir seus próprios conteúdos.
TikTok no Brasil: hábitos e preferências
Agora que já sabemos que o TikTok se tornou um sucesso no país, vem o questionamento: o que será que as pessoas tanto fazem na plataforma?
Segundo a pesquisa, 60% costumam ver conteúdos com temas de humor e descontração. Afinal, quem não quer tornar o dia mais leve com uma dose de entretenimento?
Além disso, 57% costumam acompanhar vídeos de quem eles seguem e 48% acompanham e curtem vídeos de amigos.
Alô, marcas! Outro dado interessante é que 41% gostam de utilizar o TikTok para acompanhar e curtir os vídeos de marcas e empresas que gostam. Uma ótima oportunidade para fazer novos clientes, não é mesmo?
66% utilizam o TikTok com a finalidade de se distraírem, uma vez que grande parte dos vídeos do aplicativo são conteúdos de humor e descontração.
Das categorias de conteúdo presente no aplicativo, 59% seguem perfis de humor, 44% seguem perfis que falam sobre música, 42% seguem perfil com conteúdos sobre viagens e turismo e 41% seguem perfis sobre saúde, vida fitness, gastronomia e receitas.
TikTok no Brasil: o sucesso das trends
“Andou na prancha, cuidado tubarão vai te pegar”! É bem provável que você tenha passado por um vídeo de alguém fazendo o passinho dessa dança. A música que foi sucesso nos anos dois mil, ganhou uma nova versão, que depois de ter virado trend, viralizou em todo o mundo.
Depois do sucesso no TikTok, a música “Tubarão Te Amo”, de DJ LK da Escócia com Tchakabum, MC Ryan SP, MC Daniel, MC Jhenny e MC RF. LK, já passa de 110 milhões de streams no Spotify. Em dezembro de 2022, o hit chegou a ocupar o Top 3 viral do Spotify EUA.
As trend, que podem ser danças, filtros, desafios, formas de editar o vídeo e muito mais, são capazes de tornar algo popular em pouco tempo. Entre os usuários entrevistados, 52% gostam de ficar por dentro dessas tendências do TikTok.
Relação dos usuários com marcas, empresas e influenciadores no TikTok
Assim como em outras redes sociais como Instagram, YouTube e Twitter, as marcas vêm marcando uma presença cada vez maior no TikTok. Afinal de contas, ninguém quer a oportunidade de alcançar um novo canal de divulgação, podendo conquistar novos públicos.
Pensando nisso, com a ascensão do social commerce, as próprias redes sociais vêm incentivando marcas e empresas a divulgarem e venderem seus produtos e serviços nas próprias plataformas.
O TikTok vem se tornando um importante canal de comunicação para as marcas e empresas. E os usuários gostam disto! 76% afirmaram que as marcas e empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores. Além disso, 53% dos entrevistados gostariam que as marcas que eles consomem utilizassem mais o TikTok.
A pesquisa mostrou que a presença das empresas vêm sendo percebida positivamente pelos usuários, uma vez que 48% seguem alguma marca ou empresa no TikTok e 75% concordaram que o TikTok é capaz de aproximar pessoas e empresas.
Além disso, 64% seguem influenciadores no aplicativo, abrindo espaço para o marketing de influência, que também está em alta. Pensando nisso, é válido que as empresas avaliem a possibilidade de entrarem na plataforma, seja com um perfil próprio ou por meio de influencers digitais.
Desinfluencer é uma tendência?
Um novo formato de conteúdo vem surgindo no TikTok, o chamado “desinfluencer”. O movimento de “desinfluencers” é uma tendência em que criadores de conteúdo usam sua plataforma para expor e criticar produtos ou serviços que não tiveram uma boa experiência.
E é preciso ter cuidado! A pesquisa mostrou que a opinião de outros consumidores importa, e muito. Segundo os entrevistados, 36% já deixaram de comprar um produto ou contratar algum serviço por alguém ter falado mal dele no TikTok. O que mostra a importância de uma marca se posicionar na plataforma para evitar que isso aconteça.
Por outro lado, a plataforma pode ser uma grande oportunidade para empresas que querem vender mais. Segundo a pesquisa, 40% já compraram algum produto ou contrataram algum serviço indicado por alguém na própria plataforma. Isso mostra a grande influência da rede social nos momentos de decisão de compra dos consumidores
Anúncios no TikTok
Em relação aos anúncios na plataforma, a percepção dos usuários se divide. Enquanto 45% acreditam que são anúncios que têm a ver com eles, 43% consideram os anúncios irritantes.
Ainda assim, em comparação com outras plataformas como o Youtube, por exemplo, a conversão dos usuários nos anúncios é considerada positiva. A pesquisa revelou que 28% já compraram algo a partir de um anúncio que clicaram no TikTok.
Fonte: OpinionBox