sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Conheça a castanha exótica de 3 mil anos consumida na Ásia.

Uma castanha em formato de morcego com mais de 3 mil anos é mais uma das iguarias culinárias asiáticas exóticas que faz sucesso em postagens nas redes sociais.

Chamada water caltrop, a noz do gênero Trapa bicornis é nativa da Ásia e fica preta quando madura. Junto à forma com dois "chifres", a cor faz com que pareça um pequeno morcego, um demônio ou até um touro.

Elas medem de 5 a 7 cm e crescem embaixo da água de lagos e rios, sob uma roseta flutuante de folhas, e têm um exterior resistente e duro.

Quando crua, a castanha é tóxica, devendo ser cozida em água para consumo humano. Seu sabor é levemente adocicado e são raras, pois só crescem uma vez por ano.

Em países asiáticos, são vendidas como lanche de rua, tradicionalmente cozidas ou assadas. Mas também vão bem em refogados, como recheio de bolinhos ou em pratos de arroz e vegetais. Secas e moídas, viram uma farinha nutritiva para diversos preparos.

Na China e na Índia, as water caltrops são usadas ​​para fazer uma limpeza interna no corpo. Elas também são consumidas para atrair boa fortuna, já que a palavra morcego em chinês tem um som parecido com o da palavra sorte.

As water caltrops são nativas das regiões temperadas e tropicais da Ásia, onde crescem selvagens há mais de 3 mil anos ou em campos de produção aquáticos.

Antigamente, elas também estavam presentes na Europa, mas, devido à perda de seu habitat, desapareceram no final do século 19. Atualmente, são encontradas na Índia, China, Vietnã, Camboja e Laos.


Fonte: Casa e Jardim.