terça-feira, 27 de agosto de 2024

O que é Ray Tracing e como funciona essa tecnologia na GPU?

O Ray Tracing é uma nova tecnologia de renderização gráfica, que faz uso de traços de raios para criar efeitos de luz mais realistas. Quando a sua GPU possui esse componente instalado, os seus jogos ficam com imagens mais bem definidas em termos de sombras e reflexos, aproximando-se mais com cenas que parecem saídas de filmes.

Embora tenha sido lançada inicialmente pela Nvidia, a tecnologia, que surgiu no cinema, hoje já aparece presente em muitos consoles, além de estar instalada em placas de vídeo diversas. A seguir, contamos tudo o que o Ray Tracing pode proporcionar em sua experiência com jogos.

Para que serve o Ray Tracing?

O Ray Tracing serve para melhorar a sua experiência de jogo por meio da geração de imagens mais dinâmicas, com reflexos, refrações e iluminações de gráficos 3D mais realistas.

Tudo isso é feito a partir do lançamento de raios de luz por uma câmera virtual, que representa a visão do usuário, para um alvo tridimensional, que é iluminado por uma fonte de luz simulada.

Trata-se de uma tecnologia avançada, e que substitui evolutivamente técnicas mais simples de renderização de imagem, como a rasterização, que criava imagens bidimensionais feitas pixel por pixel, ou o mapeamento de texturas estáticas que imitam objetos tridimensionais em uma imagem 2D.

A presença do Ray Tracing permite que uma placa de video reproduza efeitos de luz e sombreamento em tempo real nos jogos, criando imagens incrivelmente mais realistas. Isso acontece por conta de mudanças na forma com que a luz incide sobre as imagens veiculadas no games.

Normalmente, os jogos possuem iluminação direta e indireta. A primeira é a que determina a cor e a quantidade de luz que incide sobre uma superfície. No entanto, ela acaba ignorando a luz que chega à superfície vinda de outra fonte, como os reflexos.

Já a luz indireta determina a cor e a quantidade de todas as outras luzes que chegam a uma superfície. Ela é mais difícil de ser calculada pois depende de um número maior de caminhos de luz.

O Ray Tracing, então, investe em uma iluminação global, unindo a iluminação direta e indireta, incluindo à imagem reflexos complexos, como os que surgem de materiais como vidro, água, fumaça, neblina, etc. As sombras então são adicionadas, dando margem à criação de imagens que parecem ser muito mais reais.


Fonte: Tecmundo.