Como aproveitar as sobras da ceia: dicas e 3 receitas para inventar novos pratos.

Pós Ceia de Natal, você olha para a mesa e para a geladeira e se depara com diversas sobras da ceia. Logo vem o pensamento (e um leve desespero): vou passar dias comendo a mesma coisa? Com criatividade, é possível aproveitar o que sobrou e inventar pratos variados.

A nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, conta que as sobras também podem ser congeladas em porções menores e usadas ao longo da semana ou até do mês seguinte, acompanhadas de uma boa salada, legumes refogados e arroz ou algum tubérculo. No entanto, ao serem descongeladas, precisam ser consumidas. "Devemos armazenar em recipientes tampados ou sacos e embalagens próprios para alimentos", lembra.

As carnes, suínas, bovinas e de aves, se forem desfiadas, podem ser utilizadas no preparo de escondidinho, fricassé, panqueca e servir de recheio para sanduíches com saladas, como o tradicional sanduíche de pernil desfiado. Outra opção é usar as carnes de aves desfiadas, com legumes picados, para fazer salpicão, arroz de forno e recheio de tortas caseiras, feitas com massa de liquidificador.

Já as frutas, muito usadas para a decoração da mesa, frequentemente acabam ficando esquecidas na noite de Natal, mas serão úteis em outras refeições ao longo da semana. "Priorize as que já estejam cortadas, como o abacaxi e o melão, por exemplo, seguidas pelas mais delicadas, como as cerejas e os pêssegos. Para quem vai viajar, as frutas também são boas opções de lanches durante os trajetos das viagens", diz a nutricionista.

Renata ensina três receitas para montar composições menos calóricas e saborosas com os itens da ceia natalina e evitar o desperdício de alimentos, já que o que foi preparado pode ser consumido em até 72 horas, se armazenado sob refrigeração. Aprenda e surpreenda a família:

1.     Risoto com tender

Ingredientes:

½ litro de caldo de legumes caseiro

4 colheres (sopa) de manteiga com sal

1 cebola média ralada

1 xícara (chá) de arroz arbóreo

1 xícara (chá) de vinho branco seco

2 xícaras (chá) de tender desfiado ou em cubos bem pequenos

Sal a gosto

Queijo parmesão fresco ralado a gosto para polvilhar

Preparo:

Aqueça o caldo de legumes em uma panela e reserve. Em outra panela, derreta a manteiga e refogue a cebola até que fique transparente. Adicione o arroz e refogue por mais 3 minutos. Coloque o vinho e cozinhe, mexendo até evaporar. Em seguida, acrescente o tender e uma concha de caldo de legumes. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre.

Quando o arroz começar a secar, coloque mais caldo de legumes, uma concha de cada vez, até que o arroz fique al dente. Acerte o sal, conforme sua preferência. Desligue o fogo e sirva com o queijo parmesão polvilhado.

2.     Salpicão de Peru

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de peru desfiado

1 xícara (chá) de cenoura ralada

½ xícara (chá) de azeitonas pretas picadas

1 maçã média picada em cubos

Suco de 1 limão

2 colheres (sopa) de salsa picada

1 e ½ xícara (chá) de creme de leite fresco

1 colher (sopa) de mostarda

2 xícaras (chá) de batata palha

Sal a gosto

Preparo:

Misture delicadamente todos os ingredientes, deixando a batata palha para cobrir a preparação. Deixe na geladeira por 2 horas antes de servir.

 Farofa de arroz

Ingredientes:

½ xícara (chá) de bacon picado

½ cebola picada

½ pimentão verde picado

1 cenoura média ralada

½ xícara (chá) de azeitonas picadas

2 xícaras (chá) de arroz cozido

2 tomates picados

1 xícara (chá) de farinha de mandioca

2 colheres (sopa) de salsinha picada

Sal a gosto

Preparo:

Aqueça o bacon em uma panela e deixe dourando. Acrescente a cebola, o pimentão, a azeitona e deixe refogar. Adicione o arroz, a cenoura ralada, a salsinha, o tomate e a farinha de mandioca. Misture delicadamente e desligue o fogo em seguida. Acerte o sal, se necessário, e sirva.


Fonte: Casa Vogue.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem